Menu
Página Principal
Vitrine de Concursos
Portal CT
Letras da Terra
Galeria Virtual
Enquetes
Edições Anteriores
 RSS

Busque no site
Palavra Chave:

Indique este site
Nome do Amigo:
E-mail do Amigo:
Seu Nome:
Seu E-mail:

Links Interessantes
ArtemSite
Cine SESI Cultural
Jornal do Tocantins
Congresso em Foco
Governo do Tocantins
Prefeitura de Palmas
Assembléia Legislativa do Tocantins
Câmara Municipal de Palmas
TRE Tocantins
Tribunal de Justiça do Tocantins
Jornal Primeira Página
Jornal Alô Galera
Indicadores do Tocantins
A Notícia
Charges do Moreno
Mário Martins
Mídia em debate: ética e direitos humanos
O Girassol
Ecos do Tocantins
Revista Cenário
Visite o Orkut do Cleber Toledo
Tocantins Eventos
O Rabo da Porca
Ox Consultoria
Jornal Atitude
TCE Tocantins
Clebertoledo.com.br - Debate

Ano 6 - Nº 984. segunda, 24 de novembro de 2014  
 
Bom dia: Cúpula marcelista arrepiada com Kátia
30/04/2007 09:51:43

A cúpula do governo do Tocantins deve estar arrepiada com o enfrentamento que a senadora Kátia Abreu (DEM) fez com os petistas no episódio da vinda do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu ao Tocantins semana passada. No Jornal do Tocantins desse domingo, Kátia considerou - diga-se: com razão - "uma afronta ao povo tocantinense ver alguém que está sendo processado sob a acusação de chefiar o esquema do mensalão falando sobre reforma política a estudantes”. As declarações de Kátia devem ter repercussões em Brasília, já que o governador Marcelo Miranda (PMDB), de quem a senadora é a grande aliada no Estado, está mais do que próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Primeira pauta

Inclusive, Democratas garantiram ao site que a postura da senadora Kátia Abreu e de seus principais aliados no Congresso - Nilmar Ruiz e João Oliveira - teria sido o primeiro ponto da pauta da reunião do governador Marcelo Miranda com o secretário nacional de organização do PT, Romênio Pereira, no dia 18. Como maior aliado do governo Lula no Tocantins, o PT quer que Marcelo "segure" Kátia. Mas, uma observação: essa mulher não é tele-guiada, não! Na verdade, vou usar uma frase que ouvi dias desses: ela é mais mulher do que muito macho por aí que diz que é macho!

Missão impossível

Pode-se falar qualquer coisa de Kátia, menos que ela não tenha postura coerente. Durante a campanha eleitoral, quando o governador e toda a Aliança da Vitória já se apresentavam como legítimos representantes de Lula no Estado, a então candidata a senadora recebeu o candidato a presidente da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, apoiado por seu o partido. Depois, no segundo turno, quando tentaram fazer com que ela pelo menos ignorasse o candidato tucano, Kátia pegou sua tropa e viajou o Estado defendendo que Alckmin era melhor para o País. Como se vê: a missão do governo não será fácil.

Com Lula

Junto com a líder quebradeira de côco Dona Raimunda na audiência desta tarde com o presidente Lula, além do deputado federal Moisés Avelino (PMDB), da deputada estadual Josi Nunes (PMDB) e do vereador da Capital Rilton Faria (PT), estarão também o vice-prefeito de Axixá, Ruidiard, e o prefeito de São Miguel do Tocantins, Jesus Benevides de Sousa Filho.

Maioria da Mesa

Com a adesão do deputado estadual Fabion Gomes (PR), um fato político fundamental para o governo ocorreu: Marcelo agora conta com a maioria da Mesa Diretora da Assembléia, que tinha perdido com a eleição do presidente da Casa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Fabion é o primeiro vice-presidente do Legislativo. O placar era de 4 a 3 para a oposição e agora inverteu: 4 a 3 para o governo.

Como era e como fica

Foram eleitos pelo governo para a Mesa Diretora, em fevereiro:

- Presidente: Carlos Henrique Gaguim (PMDB)
- Primeiro secretário: Iderval Silva (PMDB)
- Terceiro secretário: Manoel Queiroz (PT)

Foram eleitos pela oposição:

- Primeiro vice-presidente: Fabion Gomes (PR)
- Segunda vice-presidente: Luana Ribeiro (PR)
- Segundo secretário: José Geraldo (PTB)
- Quarto secretário: Stálin Bucar

Agora a situação ficou da seguinte forma:

Governistas:

- Presidente: Carlos Henrique Gaguim (PMDB)
- Primeiro vice-presidente: Fabion Gomes (PR)
- Primeiro secretário: Iderval Silva (PMDB)
- Terceiro secretário: Manoel Queiroz (PT)

Oposição:

- Segunda vice-presidente: Luana Ribeiro (PR)
- Segundo secretário: José Geraldo (PTB)
- Quarto secretário: Stálin Bucar

É ruim, hein!

Cúpulas do governo e da Prefeitura de Palmas acreditam piamente que PMDB, DEM e PT estarão no mesmo palanque nas eleições da Capital do ano que vem. A interpretação das duas cúpulas é que o "inimigo" é comum: o siqueirismo. No entanto, fontes do PMDB e do DEM já disseram ao site: "É ruim, hein!". Segundo elas, é mais fácil ver os deputados federais Moisés Avelino e Nilmar Ruiz, e o estadual Eli Borges no palanque da UT do que no palanque do prefeito Raul Filho (PT).

Senado ou governo

O presidente regional do PMDB, deputado federal Osvaldo Reis, surpreendeu prefeitos, durante jantar, na Marcha a Brasília, no início do mês. Ele disse que não disputará mais a reeleição para deputado federal em 2010, e que seus alvos são o governo do Tocantins ou o Senado Federal. Foi o que escutaram os prefeitos de Taipas, Joaquim Carlos (DEM); de Santa Rosa, Ailton Parente Araújo (PR); de São Valério, João Jaime Cassoli (PR); de Santa Fé do Araguaia, Valtenis Lino da Silva (PMDB); e o ex-prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade (PSDB).

Das duas, uma...

Se isso se confirmar, ou Osvaldo Reis já se prepara para enfrentar a senadora Kátia Abreu ao governo do Tocantins ou o seu maior aliado, o governador Marcelo Miranda, para o Senado.

[12]  Ver Comentário(s) Comente Indique esta Nota
[Voltar]































2005 - 2014 © Cleber Toledo. Todos os direitos reservados.
110 Sul (Arse 14), Alameda 9, Lote 26, CEP: 77020-148
(63) 3225-2548 | redacao@clebertoledo.com.br
 
Carregando...